Miku – World is Mine Live in HD (1080p 1920 x 1080)

Posted in Sem categoria. Tags: , , , , . Comentários desativados em Miku – World is Mine Live in HD (1080p 1920 x 1080)

Black★Rock Shooter

[nggallery id=2]

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Black★Rock Shooter

Apostila de Firebird

PDFNeste documento pretende-se fazer explicação o que é e como funcionar o banco de dados Firebird. Inicia-se com uma revisão sobre aspectos ligados a bancos de dados relacionais (à qual classe o Firebird pertence), introduzindo-se em seguida o Firebird. Faz-se uma revisão histórica e apresenta-se conceitos de estrutura e funcionamento do mesmo. Em seguida, passa-se as operações de manutenção do banco de dados, inciando pelo backup/restore e em seguida sobre o processo de identificação, análise e correção de eventuais problemas com o banco de dados.

Rodrigo Gonçalves

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Apostila de Firebird

Quadro comparativo entre métricas para similaridade entre strings

PDFEste quadro comparativo foi elaborado durante a minha dissertação para servir como referência sobre as métricas para comparação de strings levantadas.

Rodrigo Gonçalves

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Quadro comparativo entre métricas para similaridade entre strings

Web Semântica no domínio dos Sistemas de Informações Geográficas

PDFEsta é a apresentação feita referente ao artigo Uma introdução à Web Semântica no domínio dos Sistemas de Informações Geográficas.

Rodrigo Gonçalves, Angelo Augusto Frozza

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Web Semântica no domínio dos Sistemas de Informações Geográficas

Utilizando OWL com Jena

PDFEsta é a apresentação feita referente ao artigo Jena – Um Framework Web Semântico em Java.

Rodrigo Gonçalves, Angelo Augusto Frozza

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Utilizando OWL com Jena

Uma introdução à Web Semântica no domínio dos Sistemas de Informações Geográficas.

PDFA Web apresenta-se atualmente como uma das fontes de pesquisa mais utilizadas. Porém possui algumas limitações que impedem a realização de buscas mais precisas pelas informações desejadas. Visando corrigir este quadro, introduziu-se o conceito de Web Semântica. Porém, boa parte da Web ainda não incorporou os recursos necessários para que a Web Semântica se concretize. Similarmente, os sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Web (WebGIS) apresentam a mesma limitação, acrescida das particularidades dos dados geográficos. Em razão das características similares com outras aplicações na Web (possuem uma grande gama de dados porém pouca significância para os mesmos), dos WebGIS podem beneficiar-se dos avanços da Web Semântica. É sobre este novo quadro dos WebGIS que trata este artigo.

Rodrigo Gonçalves, Angelo Augusto Frozza

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Uma introdução à Web Semântica no domínio dos Sistemas de Informações Geográficas.

Jena – Um Framework Web Semântico em Java

PDFO Jena é um projeto que se originou dentro do núcleo de pesquisa em Web Semântica da HP. Seu objetivo é proporcionar um framework na linguagem Java que dê suporte à utilização da Web Semântica por qualquer aplicativo capaz de utilizá-lo. Este suporte inclui recursos para manipulação de RDF, RDFS, OWL e DAML+OIL.

O objetivo deste estudo de caso é conhecer o Jena, suas características principais e como ele pode ser utilizado para o desenvolvimento de aplicações que usem ontologias representadas na linguagem OWL.

Rodrigo Gonçalves, Angelo Augusto Frozza

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Jena – Um Framework Web Semântico em Java

Similaridade semântica entre instâncias de dados semi-estruturadas

PDFEsta é uma apresentação realizada para o Grupo de Banco de Dados da UFSC em Novembro de 2006 sobre o andamento da minha dissertação.

Rodrigo Gonçalves

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Similaridade semântica entre instâncias de dados semi-estruturadas

Similaridade entre documentos semi-estruturados

PDFEste artigo é uma revisão interna (rascunho) feita no início da minha dissertação visando levantar o estado da arte da similaridade entre dados semi-estruturados. Ele originou o artigo do ERBD 2006. É a versão em português do artigo anterior.

A pesquisa por similaridades entre documentos semi-estruturados (em particular documentos XML) têm gerado vários trabalhos nas área de Bancos de Dados, Inteligência Artificial, Data Mining, etc. Faz-se aqui uma breve revisão sobre estes trablahos, buscando caracterizar o estado da arte. Apresenta-se alguns conceitos básicos sobre o assunto, como tipos de similaridade e algorítimos relacionados. Analisa-se então os trabalhos existentes que caracterizam o estado da arte da busca por similaridae em documentos semi-estruturados. Não tenta-se abranger a pesquisa por similaridade em geral dada a grande quantidade de trabalhos e mais variadas aplicações existentes.

Rodrigo Gonçalves

Posted in Sem categoria. Comentários desativados em Similaridade entre documentos semi-estruturados